O Uso do Formol no Cabelo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...Loading...

Muitos questionam o efeito do uso do formol no cabelo, pois está virando moda a chamada escova “definitiva”, “progressiva” ou ‘inteligente”, a depender da nomenclatura utilizada no salão.

Conforme consta em pesquisa feita por profissionais especializados na área, o uso do formol é prejudicial a saúde e pode causar o enfraquecimento do couro cabeluro e alergias respiratórias, inclusive a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), constatou que o formol é tóxico e não pode ser usado como alisante. Somente foi liberado 0,2 % de formol nas formulas de alisantes, pois em mais quantidade poderá quebrar os cabelos e diminuir a queratina dos fios.

A fumaça que surge durante a aplicação do formol, no momento em que passa a chapinha, poderá causar ressecamento e até mesmo sangramento do nariz e da garganta. Além disso, pode causar lesões na pele e nos olhos. Em casos mais drásticos pode causar choque anafilático, que poderá levar a morte.

Assim, antes de pensar em ficar mais bonita fazendo uma escova definitiva, observe se o produto contém formol. Caso contenha, fique atenta se o limite é o autorizado pela ANVISA, para que não haja prejuízos posteriores, e o que é pior, causar sequelas e levá-la à morte.


Dicas para o seu Cabelo

O que achou desse penteado?